O Objetivo do Blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A psicopedagogia na Inclusão escolar

       A inclusão escolar da criança com necessidades especiais ainda é uma barreira a ser vencida na escola. Inúmeros são os desafios e especulações a respeito da inclusão escolar de crianças com deficiências, por existirem complexas barreiras na organização educacional em nosso país e, por seguirem procedimentos equivocados e ineficientes.   
      Podemos entender como inclusão o acesso, ingresso e permanência de crianças com necessidades especiais em escolas regulares independente de serem públicas ou privadas. Além disso, têm incluído nessa condição crianças que não respondem às aprendizagens ou aos conteúdos programáticos. Dificuldade de aprendizagem  requer avaliação especializada, geralmente há necessidade do diagnóstico de uma psicopedagoga e fonoaudióloga para buscarem intervenções adequadas. Porém, na maioria das vezes essa criança recebe uma educação diferenciada por parte da família e da escola, o que pode  desencadear problemas emocionais em diversos níveis por permanecerem por longo período no lugar de quem "não pode". A condição de desacreditado pode gerar sérios comprometimentos cognitivos e emocionais desencadeando limitações motoras e dificuldade de socialização.
   Parece que não há ainda um lugar na escola regular nem para a criança com necessidades especiais, nem mesmo para a que se apresenta com dificuldades no seu processo de aprendizagem.  Nesse caso, a escola pode pensar na inclusão do psicopedagogo no seu time para intermediar as questões que fogem do pedagógico. Nesse caso, o papel da psicopedagoga na escola seria facilitar o processo de inclusão do aluno com necessidades especiais e, acompanhar aqueles cujas questões são apenas da ordem da linguagem. A dificuldade está em querer colocar todas as crianças no mesmo “pacote”. Esse procedimento é ineficaz na medida em que engessa o trabalho da escola e encharca o sistema de saúde com crianças sendo tratadas como “especiais” quando muitas vezes a questão é somente da ordem da linguagem.  
        O atendimento psicopedagógico entra como suporte transitório e circunstancial, por meio de interações com jogos, mobilização com atividades corporais, gráficas e, lúdicas são ferramentas que podem ajudar a vencer os desafios de forma lenta e gradual. Isso porque o trabalho de sensibilização e criatividade estimula à autoestima, o autoconhecimento, a superação de desafios, em busca do saber próprio tanto da criança que se apresenta com boa cognição como aquelas que necessitam de mais estímulos para desenvolver determinadas habilidades. Esse deve ser um processo lento, individual e gradativo. E é dessa forma que a criança vai entrar no grupo, - de forma lenta e gradual. Aos poucos ela sentirá parte do grupo e o grupo a acolherá como parte dele. Uma criança que se destaca  seja por apresentar necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem não pode cair simplesmente de “paraquedas”  dentro de  uma sala de aula.  Há necessidade de uma intervenção psicopedagógica e, na maioria das vezes,  também fonoaudiológica. 
        A intervenção psicopedagógica deve ser voltada às possibilidades do sujeito tornar-se conhecedor de si e de suas possibilidades e, ao mesmo tempo para a psicopedagoga conhecer a relação que este estabelece com o conhecimento, com o “outro”, bem como, a forma que articula o seu corpo, organismo, desejo  e, sua inteligência, buscando assim, a confiança em si e  espaço para as novas aprendizagens.  As estratégias psicopedagógicas podem ser organizadas previamente a partir da necessidade real de cada criança, tais como: adaptações motoras, atividades adequadas à modalidade de aprendizagem correspondente, vivências sensório-motoras, construções referentes ao campo conceitual e, orientações à família e a escola. Esta mediação viabiliza a interação e vínculo entre a psicopedagoga e a criança,  a professora e a criança, a criança e a família  e,  visará  reorganizar e refazer o saber da criança rumo à sua autonomia, socialização e realização pessoal dentro de suas reais necessidades.
         Maria Teixeira, pedagoga, psicopedagoga e especialista em linguagem
email:  m.teixeira@uol.com.br                                                                           www.psicopedagogamariateixeira.com.br
* Segue anexo os links das minhas publicações mais recentes:
https://plus.google.com/+MariaTeixeirapsicopedagogaSPaulo/posts/VAQUu8K2cPg
https://plus.google.com/+MariaTeixeirapsicopedagogaSPaulo/posts/CiEQhyeAE


Nenhum comentário:

Postar um comentário