A inclusão escolar da criança
com necessidades especiais ainda
é uma barreira a ser vencida na escola. Inúmeros são os desafios e especulações
a respeito da inclusão escolar de crianças com deficiências, por existirem
complexas barreiras na organização educacional em nosso país e, por
seguirem procedimentos equivocados e ineficientes.
Podemos entender como inclusão o acesso,
ingresso e permanência de crianças com necessidades especiais em escolas
regulares independente de serem públicas ou privadas. Além disso, têm incluído
nessa condição crianças que não respondem às aprendizagens ou aos conteúdos
programáticos. Dificuldade de aprendizagem
requer avaliação especializada, geralmente há necessidade do
diagnóstico de uma psicopedagoga e fonoaudióloga para buscarem intervenções
adequadas. Porém, na maioria das vezes essa criança recebe uma educação
diferenciada por parte da família e da escola, o que pode desencadear
problemas emocionais em diversos níveis por permanecerem por longo período no
lugar de quem "não pode". A condição de desacreditado pode gerar
sérios comprometimentos cognitivos e emocionais desencadeando limitações
motoras e dificuldade de socialização.
Parece que não há ainda um lugar na escola regular
nem para a criança com necessidades especiais, nem mesmo para a que se
apresenta com dificuldades no seu processo de aprendizagem. Nesse caso, a
escola pode pensar na inclusão do psicopedagogo no seu time para intermediar as
questões que fogem do pedagógico. Nesse caso, o papel da psicopedagoga na
escola seria facilitar o processo de inclusão do aluno com necessidades
especiais e, acompanhar aqueles cujas questões são apenas da ordem da
linguagem. A dificuldade está em querer colocar todas as crianças no mesmo
“pacote”. Esse procedimento é ineficaz na medida em que engessa o trabalho da
escola e encharca o sistema de saúde com crianças sendo tratadas como
“especiais” quando muitas vezes a questão é somente da ordem da linguagem.
O atendimento psicopedagógico entra
como suporte transitório e circunstancial, por meio de interações com jogos,
mobilização com atividades corporais, gráficas e, lúdicas são ferramentas que
podem ajudar a vencer os desafios de forma lenta e gradual. Isso porque o
trabalho de sensibilização e criatividade estimula à autoestima, o
autoconhecimento, a superação de desafios, em busca do saber próprio tanto da
criança que se apresenta com boa cognição como aquelas que necessitam de
mais estímulos para desenvolver determinadas habilidades. Esse deve ser um
processo lento, individual e gradativo. E é dessa forma que a criança vai entrar
no grupo, - de forma lenta e gradual. Aos poucos ela sentirá parte do grupo e o
grupo a acolherá como parte dele. Uma criança que se destaca seja por
apresentar necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem não pode cair
simplesmente de “paraquedas” dentro de uma sala de aula. Há
necessidade de uma intervenção psicopedagógica e, na maioria das vezes,
também fonoaudiológica.
A intervenção psicopedagógica deve
ser voltada às possibilidades do sujeito tornar-se conhecedor de si e de suas
possibilidades e, ao mesmo tempo para a psicopedagoga conhecer a relação que
este estabelece com o conhecimento, com o “outro”, bem como, a forma que
articula o seu corpo, organismo, desejo e, sua inteligência, buscando
assim, a confiança em si e espaço para as novas aprendizagens. As
estratégias psicopedagógicas podem ser organizadas previamente a partir da
necessidade real de cada criança, tais como: adaptações motoras, atividades
adequadas à modalidade de aprendizagem correspondente, vivências sensório-motoras,
construções referentes ao campo conceitual e, orientações à família e a escola.
Esta mediação viabiliza a interação e vínculo entre a psicopedagoga e a
criança, a professora e a criança, a criança e a família e,
visará reorganizar e refazer o saber da criança rumo à sua
autonomia, socialização e realização pessoal dentro de suas reais necessidades.
Maria Teixeira, pedagoga, psicopedagoga
e especialista em linguagem
email:
m.teixeira@uol.com.br
www.psicopedagogamariateixeira.com.br
* Segue anexo os links das
minhas publicações mais recentes:
https://plus.google.com/+MariaTeixeirapsicopedagogaSPaulo/posts/VAQUu8K2cPg
https://plus.google.com/+MariaTeixeirapsicopedagogaSPaulo/posts/CiEQhyeAE
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