A leitura e a escrita constitui um sistema de representação da linguagem. Quando adquirida, converte-se numa aprendizagem conceitual.
A escrita é uma representação gráfica da linguagem, cuja finalidade primordial é a leitura.
Aprender a ler e escrever implica em saber operar os símbolos, imagens e idéias. Envolve a compreensão da natureza do sistema de representação da escrita e a descoberta das leis que regulam a leitura e a escrita. Para isso, a criança precisa se apropriar dos objetos culturais para depois conseguir reinventar o sistema de representação da linguagem escrita e, conseguir trabalhar com os conteúdos procedimentais.
Algumas crianças na fase de alfabetização apresentam dificuldades para compreender os sistemas de escrita existentes que representam a sua cultura.
O Atendimento Psicopedagógico objetiva dar assistência ao sujeito que se encontra impedido no seu processo de aprendizagem. E tem por objetivo despertá-lo para as aprendizagens, operacionalizando mudanças que ampliem a sua visão de mundo, sua auto-estima, sua auto-imagem, despertando nesse, a satisfação em adquirir novos conhecimentos e, possibilitando seu crescimento pessoal e, a o exercício consciente de sua cidadania.
Maria Teixeira
www.psicopedagogamariateixeira.com.br
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